A escassez da água e a consciência sustentável

 

bebendo_agua2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo tem enfrentado o problema da escassez da água com a diminuição das reservas e a falta de chuvas. Algumas cidades do Estado já estão lidando com o racionamento e outras partes da população ficam alguns dias com as torneiras secas.

Nos últimos anos, muito se fala sobre a importância da preservação do recurso hídrico mais importante do mundo, a água, porém o desperdício, o crescimento desordenado das cidades, as ocupações em áreas de preservação ambiental, a construção de casas às beiras de mananciais, a liberação de esgoto no sistema fluvial, o descarte de lixo nos rios e detritos industriais têm se intensificado e agredido cada vez mais o recurso mais valioso do mundo.

A questão da água não é um problema isolado do Brasil, ele atinge níveis mundiais. Segundo dados da Conferência Mundial Sobre Água realizada em agosto de 2007, em Estocolmo, em 2025, a falta de água atingirá 1,8 bilhão de pessoas no mundo.

Você já parou para refletir como seria um dia da sua vida sem água? Pequenas atitudes rotineiras possuem impactos expressivos no futuro.

Veja algumas dicas:

– Troque a água pela vassoura: para limpar as áreas externas da casa, você pode varrer ou passar um pano úmido, o que acarreta em uma economia significativa de água.

– Atenção aos vazamentos: verifique na sua casa se há vazamentos, um furo de 2 milímetros em um cano gera um desperdício de aproximadamente três caixas d’água de mil litros. Atenção!

– Escovar os dentes: quando for escovar os dentes, encha um copo de água e utilize o conteúdo daquele copo para escovar e enxaguar. Acredite, dá certo e economiza bastante água!

– Banho: o vilão da economia de água. Para conseguir economizar na hora mais relaxante do dia é fácil. Molhe o corpo, feche o chuveiro, ensaboe-se e depois abra para enxaguar.

– Descarga: não jogue lixos ou restos de alimentos dentro do vaso sanitário.

– Regar plantas: a mangueira desperdiça muita água, opte pelo regador.

– Lavar o carro: o carro pode ser lavado apenas uma vez ao mês e ainda assim para gerar economia da água, utilize a água liberada pela máquina de lavar! O carro vai ficar limpo e a consciência também!

– Louças: primeiro ensaboe todas as louças e depois enxague todas com rapidez.

Pequenas atitudes conscientes possuem impacto de curto e longo prazo, ou seja, ajudam na resolução dos atuais problemas e nos livram de consequências futuras.

O cidadão precisa entender que ele é o principal causador dos danos à natureza, mas também não pode esquecer que somos nós que vamos sofrer com as consequências, como estamos lidando atualmente com a escassez da água, entre outros problemas.

 

Consciência ambiental é o início para a resolução de todos os problemas!

 

Fonte: Equipe NOD3

Laticínios Padroeira - Todos Direitos Reservados